Luftal – Bula, Para que serve

Luftal age no intestino e no estômago, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos.

Escrito por -


Está sofrendo de gases intestinais e não sabe mais o que fazer? Um remédio muito eficaz para aliviar essa sensação horrível é o Luftal.

Como você deve imaginar, muitas pessoas sofrem de gases, que tem as mais diversas causas. É uma sensação tão incômoda que muitas vezes as dores são confundidas com dores de infarto.

Alguns elementos favorecem o armazenamento de gases intestinais, tais como a ingestão de feijão, ovos, leite, batata, milho, repolho, refrigerantes, etc.



Luftal – Bula, para que serve

O Luftal é encontrado no mercado por uma faixa de preço entre R$ 11,00 e R$ 20,00 dependendo do seu tipo, pois ele pode ser encontrado em comprimido, gotas ou gel.

para que serve luftal
Flatulência é o nome dado ao acúmulo de gases no estômago (Foto: Onofre)

Esse medicamento é indicado tanto para o uso adulto ou quanto para pediátrico. Ele age impedindo, rompendo ou dificultando a formação de bolhas de gases, fazendo com que o paciente sinta alívio dos sintomas e da dor abdominal e, portanto, indicado para pessoas que se encontram com gases em seu aparelho digestivo.

A bula do medicamento é disponibilizada no momento da compra do produto, dentro ou na própria embalagem. Mas se você perdeu ou quer se informar antes, leia a bula clicando aqui.

Leia também: Berotec – Bula, Indicação

Indicações do Luftal

Sua principal função é o alívio e a eliminação dos gases intestinais. No entanto, o Luftal também pode ser usado para outras finalidades, como por exemplo auxiliando no preparo de exames médicos como Endoscopia Digestiva, Colonoscopia, alguns tipos de Raio X, etc.

Isso acontece porque quando o organismo está cheio de gases, alguns exames podem acusar certos problemas no qual, na realidade, não são nada graves, mas, tão somente, o acúmulo dos gases. Para exemplificar melhor, imagine um Raio X de pulmão. Se o organismo estiver com gases, estes podem ser confundidos com manchas provenientes de fumaça de cigarro, por exemplo. Portanto, a eliminação de gases para se fazer certos tipos de exames é primordial.

O Luftal pode ser utilizado pós cirurgias, pois os gases comprimem os pontos fazendo com que o paciente sinta ainda mais dor.

remedio para gases
(Foto: Vital Farma drogaria)

Como tomar o remédio Luftal

A forma de administração do Luftal, vai depender do seu tipo e em quem está sendo administrado. Em comprimidos é vendido em caixa, com 20 comprimidos cada. Já em gotas, vem em um frasco de 75 ml. E por fim, o em gel é vendido em caixa com 10 cápsulas cada uma.

Para pacientes adultos é recomendável que seja administrado ou em comprimidos ou em cápsulas gelatinosas. Sendo que em cápsulas gelatinosas o efeito é mais rápido.

Se você optar pelo comprimido tome três vezes ao dia nas principais refeições, sendo engolido com água. Atenção: não tome mais de 500 ml ou 12 comprimidos por dia.

Se a administração for feita por cápsula gelatinosa, o ideal é que se tome uma cápsula, 4 vezes ao dia nas principais refeições e ao se deitar. Atenção: não deve ser ingerido mais de 4 cápsulas por dia.

Veja mais: Super Cálcio D – Para que serve?

O Luftal em gotas pode ser utilizado por adultos, mas é mais indicado para pacientes lactentes (bebês em amamentação) e crianças até 12 anos de idade. Para os lactentes, deve-se administrar 35 gotas, três vezes ao dia. Para crianças com até 12 anos de idade, deve se administrar 5 a 10 gotas, também três vezes ao dia. Já para as crianças maiores de 12 anos e adultos, na ausência de Luftal comprimido ou cápsulas gelatinosas, pode-se administrar 13 gotas, três vezes ao dia. As gotas devem ser diluídas em um pouco de água ou em outro alimento, ou simplesmente colocadas diretamente na boca.

Mulheres grávidas podem tomar Luftal, porém sempre com orientação médica.

Além de todas as informações, uma em especial é de grande relevância: ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado.

Agora que você já sabe para que serve o Luftal, procure a farmácia mais próxima e resolva logo esse problema.




Luftal – Bula, Para que serve
Avalie!