Simeticona: Bula, Indicação, Posologia

Tire todas as suas dúvidas a respeito do medicamento Simeticona para não sofrer mais com esse problema de gases

Escrito por -


Problemas com gases costumam provocar diversas reações desagradáveis no organismo de uma pessoa. Em alguns casos, as dores chegam a se assemelhar às de um ataque cardíaco. Sendo assim, nada melhor do que falarmos sobre o remédio Simeticona.

Se você tem problemas com gases e deseja evitar as dores e sensações de mal-estar provocadas por esse problema, não deixe de acompanhar até o fim. Afinal, apresentaremos o Simeticona e todos os detalhes acerca desse medicamento.

Para que serve Simeticona Gotas?

Conforme dissemos em nossa introdução, o Simeticona Gotas é altamente indicado para ajudar a aliviar os problemas oriundos do excesso de gases no aparelho digestivo (estômago e intestino).



Esse problema, também conhecido como flatulência, provoca diversas reações no organismo, como você poderá perceber abaixo:

  • Desconforto abdominal;
  • Aumento do volume abdominal;
  • Cólicas intensas;
  • “Pontadas” no coração.

Como se pode notar, são sintomas que, muitas vezes, chegam a incomodar de forma substancial. Aliás, existem casos em que as dores são extremas. E o Simeticona é utilizado para ajudar o organismo a realizar a eliminação desses gases, a fim de aliviar os sintomas citados acima.

simeticona
Não existem recomendações especiais sobre o uso do Simeticona.(Foto: ThePinsta)

Saiba mais: Sinvastatina – Bula, Para Que Serve, Como Tomar, Efeitos Colaterais

Posologia de acordo com a bula

Agora que já sabemos como o Simeticona funciona, temos que definir as diretrizes para a sua utilização, de acordo com as regras e procedimentos especificados na bula do Simeticona. Assim, queira atentar para os seguintes pontos:

  • A ingestão do Simeticona Gotas deve ser feita através da via oral;
  • Para crianças – lactentes, o recomendado é a quantidade de 4 a 6 gotas, 3 vezes ao dia;
  • Para crianças até 12 anos, 6 a 12 gotas, 3 vezes ao dia;
  • Para jovens acima de 12 anos e adultos, 16 gotas, 3 vezes ao dia.

Cabe ressaltar ainda, que as gotas podem ser administradas diretamente na boca, ou diluídas em água ou algum alimento. Aliás, a orientação médica jamais deve ser negligenciada, pois um profissional de saúde poderá alterar as doses de acordo com seus critérios.

Jamais se esqueça de agitar o frasco de Simeticona Gotas antes de sua utilização e que a dose máxima diária é de até 200 gotas.

De qualquer modo, seguindo as instruções corretamente, o total de gotas ingeridas não irá sequer se aproximar deste total, mas vale a pena destacar essa limitação.

Grávida pode tomar Simeticona?

Falemos agora sobre uma das dúvidas mais comuns em relação ao Simeticona. Isto é, a dúvida acerca da utilização do medicamento por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Nesse caso, não há uma contraindicação expressa. Contudo, o uso do medicamento por parte de mulheres grávidas ou em fase de amamentação só é indicado com a devida orientação médica.

De modo geral, a orientação médica é essencial para garantir que o medicamento não provoque qualquer problema, em qualquer tipo de paciente.

Quais os efeitos colaterais?

Por conta de sua forma de atuar no organismo, o Simeticona registra poucos efeitos colaterais. Afinal, de acordo com a bula, o remédio age no interior do aparelho digestivo e é eliminado nas fezes sem provocar alterações no organismo.

simeticona bula
(Foto: Bunte)

Leia ainda: Dexametasona: bula, para que serve, posologia, efeitos colaterais

No entanto, existe a possibilidade remota de o medicamento causar inflamações e alergias na pele. Obviamente, na ocorrência de reações indesejadas, é imperativo comunicar os acontecimentos ao seu médico.

Simeticona é o mesmo que Luftal?

Por fim, resta-nos esclarecer uma situação que ficou muito comum por conta da existência dos medicamentos genéricos. Isto é, assim como acontece com outros medicamentos, o Simeticona possui a mesma fórmula do famoso Luftal e, portanto, age do mesmo modo.

Em síntese, este post foi feito para falar um pouco mais sobre o Simeticona, que é amplamente conhecido como Luftal.

Esperamos que as dicas que apresentamos tenham lhe ajudado a entender mais sobre o medicamento, suas formas de utilização e os cuidados a serem tomados.

E não se esqueça de sempre seguir as orientações do seu médico para evitar problemas.




Simeticona: Bula, Indicação, Posologia
Avalie!