Lista de Alimentos para Emagrecer: dos vegetais às carnes magras

Uma lista de alimentos para emagrecer seria algo realmente perfeito, não é mesmo? E se lhe disséssemos que essa lista realmente existe e trouxemos a mesma em nosso conteúdo? Você ficaria feliz?

Você pode perder peso se comer sorvete? Você tem que incluir bolos de arroz e ovos em suas refeições diárias? Comer abacaxi é mais importante do que a frequência das refeições e a ginástica para perder peso? É melhor focar em quantas vezes comer ou em encontrar o café da manhã ideal para perder peso?

Essas e outras perguntas vamos responder no conteúdo de hoje, onde trouxemos uma lista de alimentos para emagrecer e outras curiosidades para lhe ajudar nesse emagrecimento que tanto deseja. Leia com a gente!

Leia também: Tudo sobre Simeticona

Alimentos dietéticos: quais são os melhores alimentos que o ajudam a perder peso? Por quê?

Antes de abordar individualmente quais são os alimentos que você ingere para emagrecer rápido urgente, é preciso ter como premissa um conceito fundamental: não existe alimento que engorde ou perca peso.

alimentos que emagrecem

Então quer dizer que não existe uma real lista de alimentos para emagrecer? Existe sim, porém nenhum deles que serão citados é realmente milagroso. Você vai entender no decorrer do conteúdo.

A nutrição é tudo o que se ingere e a sua condição física não resulta de uma única refeição, de um determinado alimento ou da exclusão de refeições a partir das 18 horas. Em vez disso, você é o resultado do que faz na semana, no mês, no ano!

Mais do que uma lista de alimentos para emagrecer ou outros que te engordam, existem alimentos que, pelas suas características, tornam a dieta mais saudável e duradoura, enquanto outros em longo prazo levam ao ganho de peso mais facilmente.

Dito isso, os alimentos mais saudáveis para perder peso são:

  • Vegetais;
  • Frutas;
  • Leguminosas;
  • Peixes magros;
  • Carnes magras;
  • Produtos lácteos magros.

São basicamente alimentos ricos em proteínas e carboidratos: você não precisa comer alimentos gordurosos? Na realidade, podemos muito bem comer alimentos gordurosos, mas temos que considerar que estes não são muito saciantes e, pelas mesmas calorias, por exemplo, podemos comer menos em uma dieta de proteínas.

Ter uma dieta com prevalência de proteínas e carboidratos permite que você perca peso comendo mais (em termos de quantidade e não de calorias) do que uma dieta rica em gordura.

Por exemplo, é mais fácil se sentir satisfeito (com a mesma ingestão calórica) no café da manhã comendo cinco biscoitos, 100g quilo de peito de peru e um pedaço de fruta do que com um lanche.

Os alimentos listados acima são mais saciantes por conterem muita fibra alimentar, proteínas e também apresentarem baixa densidade energética: os 4 principais fatores que levam à sensação de saciedade.

Os carboidratos dão uma sensação maior de saciedade, em comparação com as gorduras, no curto prazo, enquanto os lipídios ganham no médio e longo prazo. Você pode perder peso perfeitamente comendo alguns peixes oleosos e nozes, mas a lista de alimentos para emagrecer inclui aqueles que são melhores para priorizar.

Esqueça remédios milagrosos para emagrecer quadris e coxas

É muito fácil encontrar anúncios de produtos que fazem você perder gordura exatamente nos lugares que você não quer: as coxas de sempre e os quadris de costume.

Infelizmente, mesmo nas vitrines de lojas de cosméticos e farmácias, não é incomum encontrar o novo produto que faz você perder peso de forma rápida, fácil e econômica.

Considere que a forma como esses produtos mostram sua máxima utilidade é levando você para um passeio até aquela loja: certamente mais útil do que comprá-los para esperar o milagre.

Muito simples: porque não basta um único alimento, muito menos um pó ou comprimido da farmácia para emagrecer “localmente”.

Então, qual é a solução? Seguir uma dieta de baixa caloria junto com um estilo de vida ativo é a única maneira de perder peso em todo o corpo.

É realmente mais útil, mesmo para a retenção de água, fazer uma caminhada rápida rotineiramente do que apenas comer alguns alimentos “porque eles fazem você perder peso” e, enquanto isso, deixar de fora o básico (como déficit calórico).

Lista de alimentos para emagrecer e tonificar os músculos

Conforme mencionado e prometido, aqui está uma lista de alimentos para emagrecer que nunca devem faltar em sua dieta para a perda de peso:

Iogurte desnatado

O iogurte desnatado é um excelente produto dietético: o iogurte contém uma quantidade muito elevada de proteínas (9-11g). O sabor não é muito palatável porque tem pouco açúcar e zero gordura, mas podemos combiná-lo com fruta cortada em pedaços ou uma colher de chá de mel.

Amoras

Todas as “bagas” são alimentos muito leves, ricos em nutrientes e com poucas calorias. Além disso, as amoras são ricas em antioxidantes, são anti-inflamatórias e acima de tudo são deliciosas.

Lentilhas

As leguminosas são os produtos com amido mais saciantes. Isso se deve ao seu conteúdo de proteínas e fibras. As lentilhas são excelentes para um melhor controle glicêmico e para manter uma boa sensação de saciedade ao longo do tempo, em comparação com outros carboidratos.

Peito de frango

Seria possível montar uma lista de alimentos para emagrecer e deixar o frango de fora? A carne branca é preferível em relação à carne vermelha.

O peito de frango é um dos cortes mais magros, com muita proteína, além de uma boa proporção de ferro e zinco. Cozido no forno ou na frigideira, se misturado com especiarias pode ser muito saboroso.

Brócolis

Os brócolis podem ser comidos crus, retendo assim todos os seus nutrientes, ou mesmo cozidos no vapor. Eles estão entre os alimentos menos calóricos de todos os tempos e já se provaram entre os alimentos anticâncer por excelência.

Ovos

Os ovos são verdadeiras bombas nutricionais. Eles são arriscados devido ao seu alto teor de colesterol apenas se você sofre de hipercolesterolemia familiar. Você também pode comer apenas a clara do ovo, eliminando a parte gordurosa (gema).

Pimenta

A pimenta é uma especiaria picante usada na culinária para aumentar a palatabilidade dos alimentos. É rica em vitaminas (C e E) e tem efeito cardioprotetor. Contém solanina e tem efeito saciante, além de aumentar o poder termogênico da refeição. Não é recomendado para quem sofre de azia e problemas relacionados.

Finalizamos a nossa lista de alimentos para emagrecer com uma dica: siga uma dieta equilibrada e que sacie a sua fome, unida ao exercício físico regular, e acabará vendo resultados muito melhores do que aqueles que esperava, com impactos até mesmo na sua saúde psicológica. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *