Cefalexina: Bula, Para que serve

Veja aqui informações sobre a Cefalexina: bula, para que serve, posologia e outras informações sobre o medicamento.

A Cefalexina é um antibiótico da família das cefalosporinas, que é quimicamente parecido com a família das penicilinas. É um medicamento altamente utilizado por ser eficaz contra bactérias bastante comuns, como Staphylococcus, Streptococcus e Escherichia coli.

Nas farmácias convencionais, a Cefalexina pode ser comprada, através de prescrição médica, com o nome de Keflex, Cefacimed, Ceflexin ou Cefaxon, sob a forma de cápsulas ou até mesmo xarope. Ela é mais usualmente utilizada no tratamento de infecções como sinusite, otite ou infecção urinária.

Cefalexina – Para que serve

Além de infecções como sinusite, otite e infecção urinária, esse medicamento também é indicado para o tratamento de pneumonia, infecções do trato respiratório, infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato geniturinário, incluindo prostatite aguda e infecções dentárias.

Antes de tomar esse medicamento, é necessário que o paciente pesquise se há alguma reação anterior de hipersensibilidade às cefalosporinas e às penicilinas, pois, nesse caso, seu uso é contraindicado.

Foto: Beobachter
Foto: Beobachter

Os principais efeitos colaterais desse medicamento são diarreia, má digestão, dor abdominal, dor de estômago, náuseas e vômitos, porém, no geral, há baixa incidência de efeitos colaterais. É muito importante alertar que esse antibiótico é extremamente contraindicado em caso de meningites.

Veja também: Aciclovir comprimido para que serve bula

Seu preço varia de acordo com a forma de apresentação e quantidade do produto e ele pode ser encontrado num valor entre 15 e 60 reais.

Como tomar a Cefalexina

Como já foi dito, a Cefalexina é indicada para o tratamento de todas as infecções causadas por micro-organismos sensíveis a este antibiótico, como é o caso das infecções já citadas anteriormente.

 

O modo de uso varia de acordo com o tratamento, sendo que o recomendado para adulto, no caso de faringite, infecções da pele e cistite é de 500 mg ou 01 grama, de acordo com indicação do médico, a cada 12 horas ou no caso de infecções respiratórias, 500 mg a cada 6 horas.

Para infecções mais graves ou aquelas causadas por microrganismos menos sensíveis, podem sem necessárias doses mais elevadas e a dose terapêutica pode ser administrada por dez dias, no mínimo.

Bula

Baixe a bula clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *