Aciclovir Comprimido: Para que serve, Bula

O Aciclovir é o medicamento indicado para os vírus mais correntes, como para o tratamento da catapora, do herpes zoster e dos herpes genital e labial

Escrito por -


Confira todas as informações sobre o remédio recomendado para os tratamentos de infecções por Vírus. Aciclovir Comprimido – Para que serve, Bula, como tomar?

O Aciclovir é um medicamento que pertence à classe dos antivirais, sendo indicado no tratamento de infecções por vírus, como por exemplo os da família do vírus da herpes. Esse medicamento pode ser administrado via oral, intravenosa ou tópica, que são cremes e pomadas para aplicação na pele e mucosas.

Mesmo sendo um medicamento indicado para o tratamento de infecções por vírus, ele não serve para qualquer virose. Gripe, resfriado, sarampo, hepatite e HIV são algumas das doenças para as quais o Aciclovir não é indicado.



Aciclovir Comprimido – Para que serve

Apesar do Aciclovir ser indicado para o tratamento de infecções por vírus da família Herpesviridae, na prática ele somente é utilizado para o tratamento da catapora, do herpes zoster e dos herpes genital e labial. No caso das outras doenças dessa família, outros medicamentos antivirais melhores são mais indicados.

Foto: Ladycarehealth.
Foto: Ladycarehealth.

Esse medicamento não cura as viroses, ele reduz o tempo de doença e impede a ocorrência de complicações, mas não elimine o vírus do corpo de forma definitiva. O preço desse remédio no mercado custa em torno de R$64,96 aproximadamente.

Precisa de um anti-inflamatório? Leia:  Nimesulida: Bula, Posologia

Os efeitos colaterais mais comuns do Aciclovir são dores de cabeça, tonturas, mal estar, náuseas, vômitos e diarreias, porém é um medicamento seguro e geralmente bem tolerado pelos pacientes que o ingerem.

Como tomar

Para ter o efeito desejado, é importante que o remédio seja tomado segundo orientações do médico, respeitando sempre os horários e duração do tratamento.

Um comprimido de 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalos de 4 horas aproximadamente é o tratamento recomendado e precisa ser mantido por 05 dias. Após o surgimento da infecção, a administração dos comprimidos deve ser iniciada imediatamente.

Foto: Hexal-elements
Foto: Hexal-elements

Caso o paciente possua alergia ao próprio Aciclovir ou ao valaciclovir, o tratamento é contra-indicado. Para mulheres grávidas, geralmente não é recomendado, porém precisa ser devidamente orientado pelo médico e em pacientes com insuficiência renal, o uso é indicado, mas sua dose deve ser corrigida de acordo com a taxa de filtração glomerular (grau de disfunção renal).

Importante: O Aciclovir pode ser indicado para mulheres que fazem uso do anticoncepcional. Não existe nenhum indício ou estudo que comprove redução no efeito da pílula.

Bula

Baixe a bula Aciclovir clicando aqui




Aciclovir Comprimido: Para que serve, Bula
Avalie!