Prednisona: Bula, indicações, reações

Conheça mais sobre o anti- inflamatório Prednisona – Bula, indicações e reações do medicamento.

A prednisona é um pró-fármaco corticoide sintético que normalmente é administrada oralmente, mas também pode ser através de injeção intramuscular e usada para um grande número de doenças diferentes.

É um medicamento mais usualmente indicado para o tratamento de doenças endócrinas, osteo musculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásticas e outras que respondam à terapia com corticosteroides.

Prednisona

A Prednisona possui potente ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica. O início de ação é rápido e os efeitos são observados uma hora após a administração e é um medicamento que deve ser ingerido com um pouco de líquido e a dose deve ser recomendada pelo médico. Se após um período de tratamento não ocorrer resposta satisfatória, o tratamento deve ser suspendido e outra terapia apropriada deve ser instituída no lugar.

Womentowomen
Womentowomen

Leia mais: Tamiflu – Bula, Para que serve

É um medicamento contraindicado para pacientes que apresentem hipersensibilidade à prednisona, a outros corticosteroides, ou a qualquer dos componentes da fórmula. Também é contraindicado para pacientes com infecções sistêmicas por fungos. Pacientes que estejam fazendo uso de doses imunossupressoras de corticosteroides devem evitar exposição à varicela ou sarampo e, se expostos, devem receber atendimento médico, principalmente crianças.

Os efeitos colaterais desse medicamento estão relacionados à dose e ao tempo de uso. Utilizada esporadicamente e em curto prazo, a Prednisona não costuma apresentar efeitos colaterais, mas a longo prazo pode atingir várias regiões do corpo, como pele, olhos, entre outros.

Prednisona – Indicações

Dentro das doenças endócrinas, a Prednisona é indicada para o tratamento de insuficiência adrenocortical primária ou secundária, tireoide não supurativa, hipercalcemia associada ao câncer. No caso dos distúrbios osteo musculares, como terapia complementar para administração por pequeno período na artrite reumatoide, osteoartrite e outras.

Foto: Lifesitenews
Foto: Lifesitenews

Prednisona – Reações

  • Doenças do colágeno: Indicada para Lupus, cardite reumática aguda;
  • Distúrbio dermatológicos: Pênfigo, dermatite bolhosa herpetiforme, micose fungóide;
  • Distúrbios alérgicos: Controle de condições alérgicas graves ou incapacitantes, não tratáveis com terapia convencional, como rinite alérgica;
  • Distúrbios oftálmicos: Processos inflamatórios e alérgicos, agudos e crônicos, envolvendo os olhos e anexos, como conjuntivite alérgica, ceratite, etc;
  • Distúrbios respiratórios: sarcoidose sintomática, tuberculose pulmonar disseminada ou fulminante;
  • Distúrbios hematológicos: trombocitopenia idiopática ou secundária em adultos, anemia hemolítica;
  • Distúrbios neoplásticos: como medicação paliativa de leucemias e linfomas em adultos e leucemia aguda em crianças.

Prednisona – Bula

Baixe aqui a Bula Prednisona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.