Otosporin – Bula, indicação, posologia

Caso você esteja com alguma infecção no ouvido, pode ser que seu médico tenha lhe recomendado o uso do medicamento Otosporin para o tratamento.

Se você gostaria de ter mais informações sobre o remédio antes da compra e uso, separamos aqui as principais informações sobre o ele, mas lembre-se: nunca se automedique, pois tal ato pode parecer uma solução mais prática e rápida, porém pode causar mais problemas do que vantagens.

Consulte sempre um médico especializado no problema que você deseja tratar e evite ao máximo fazer auto diagnósticos.

Otosporin – Bula, indicação, posologia

De acordo com a bula, o Otosporin conta com os princípios ativos hidrocortisona, sulfato de neomicina e sulfato de polimixina B.

otosporin
Leia a bula para evitar complicações e reações alérgicas (Foto: Biosom)

Seu uso é de forma otológica, ou seja, por meio do ouvido. Em sua embalagem, o produto conta com um frasco gotejador com 10mL que facilita a aplicação.

A posologia para adultos ou crianças acima de 12 anos é de três gotas de Otosporin na orelha afetada, de três a quatro vezes por dia, pelo período de sete a dez dias. Crianças menores de 12 anos devem usar duas gostas de três a quatro dias, pelo mesmo período. Seu médico analisará seu caso para julgar a posologia exata necessária.

Caso você perca o horário da dose recomendada pelo seu médico, despreze a dose e espere a próxima. Nunca dobre a dose para compensar a perda.

Leia também: Cialis – Bula

Para que serve o Otosporin?

Esse medicamento é indicado para tratar infecção de ouvido na região da orelha externa quando há suspeita ou certeza de infecção bacteriana.

O medicamento conta com um anti-inflamatório, hidrocortisona, e dois antibióticos, a neomicina e a polimixina B. A primeira trata a inflamação do ouvido, enquanto as outras duas servem para controlar a infecção bacteriana. Porém, seu uso não descarta o uso de antibióticos quando for necessário.

Ele não deve ser usado se a infecção for causada por outros fatores como fungos, herpes ou outras viroses.

bula do otosporin
(Foto: otoclin.med.br)

Saiba ainda: Triancinolona Acetonida: bula, para que serve

Como usar o Otosporin 

Você pode aplicar Otosporin sozinho, mas o processo é mais fácil com a ajuda de outra pessoa. Para evitar que o medicamento crie fases, antes de começar o processo agite levemente o frasco.

Limpe e seque a abertura do canal auditivo com cuidado e deite-se de lado, com a orelha afetada para cima e insira as gotas.

Depois da aplicação, você deve ficar nessa posição pelo período de, no mínimo, 30 segundos. Fazer isso facilita a penetração das gotas nos lugares evitados, por isso preste bem a atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.