Carbolitium: Bula e Contraindicação

O Carbolitium é um medicamento indicado para o tratamento dos transtornos bipolares, em especial, quando há episódios maníacos

Escrito por -

O Carbolitium é uma espécie de potencializador dos antidepressivos. Quando aplicado ao paciente que apresenta esse estado a frequência dos acontecimentos diminui ou é normalizada.

Há duas composições: Embalagens contendo 25 ou 50 comprimidos revestidos de 300 mg de carbonato de lítio e embalagens contendo 10, 20, 30 ou 60 comprimidos contendo 450 mg de carbonato de lítio.

Indicação

O carbonato de lítio ou Carbolitium é indicado no tratamento de episódios maníacos dos transtornos afetivos bipolares; também indicado para a manutenção de indivíduos com transtorno afetivo bipolar.



carbolitium 450
Quando dado a um paciente que está tendo um episódio maníaco, o carbonato de lítio pode normalizar os sintomas durante um período que varia de 1 a 3 semanas. (Life)

No tratamento da depressão, o lítio é indicado nos casos em que os pacientes não obtiveram resposta total com o uso de inibidores de recaptação da serotonina ou tricíclicos durante 4 a 6 semanas,  mas com com doses efetivas.

Efeitos Colaterais

Em geral, os efeitos colaterais do Carbolitium aparecem somente se houver superdosagem ou no mais em pacientes muito sensíveis ao carbonato de lítio. Quando isso ocorre há a intoxicação por lítio.

Os quadros leves acontecem  na faixa de 1,5 a 2,5mEq/L se os sinais são, em geral:  náuseas, tremores finos e diarreia; a intoxicação leve a moderada ocorre na faixa de 2,5 a 3,5mEq/L  e o paciente apresenta: anorexia, vomito, diarreia , reação distônica, sedação excessiva ataxia , polidipsia e poliúria; finalmente, intoxicação severa a moderada ocorre na faixa de 3 a 4 mEq/L e pode levar a coma e morte.

Porém, é importante ficar atento pois o tremor fino das mãos, poliúria e sede podem ocorrer durante a terapia inicial da fase maníaca aguda e podem persistir durante todo o tratamento. Náuseas e desconforto geral também podem aparecer durante os primeiros dias de administração de lítio.

carbolitium indicação
Foto: Lifestyles

Os efeitos secundários geralmente desaparecem com a continuação do tratamento ou com a redução temporária ou suspensão da dose. Se forem persistentes, a suspensão da terapia com lítio pode ser necessária. Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e falta de coordenação podem ser os primeiros sinais de intoxicação de lítio, e podem ocorrer em concentrações de lítio abaixo de 2,0 mEq/L.

Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia , visão turva, zumbido aumento do débito urinário. Concentrações super altas de lítio podem acarretar em  um quadro clínico complexo, envolvendo múltiplos órgãos e sistemas.



Leia mais:
Vitacid: Bula e contraindicação
Trok – N: Bula, preço

Preço

A faixa de preço do Carbolitium 450mg  varia entre R$40,00 e R$55,00 reais, no entanto, não é possível comprar esse medicamento sem a receita médica.

carbolitium engorda
(Emaze)

Carbolitium engorda?

De acordo com o fabricante do medicamento o ganho de peso é apresentado como uma de suas reações adversas aos pacientes que fazem uso desse medicamento. Ou seja, em tese o carbolitium não engorda. Seria um efeito colateral diferenciado, ou seja, adverso, uma reação pouco frequente.

Sono

Não há evidências de que o uso do carbolitium 450mg provoque muito ou pouco sono aos seus pacientes, no entanto, um dos efeitos colaterais que podem vir a recorrer é a sonolência, mas é importante salientar que é um efeito adverso ou pouco recorrente, sendo mais comum em pacientes que fazem uma super dosagem do medicamento

Carbolitium e álcool

 A ingestão de álcool para quem faz uso de medicamentos antidepressivos e ou ansiolíticos nunca é recomendada, e no caso dos pacientes que fazem uso do carbolitium pode ser um problema, uma vez que o lítio provoca a retenção de líquidos e uma certa desidratação.

A ingestão aguda de álcool causa o mesmo efeito, logo, não se recomenda a ingestão dessas duas substâncias juntas, mas seria prudente conversar com o médico que está lhe acompanhando.

Bula

Leia bula completa.




Carbolitium: Bula e Contraindicação
Avalie!