Xantinon – Para que serve, bula

Este medicamento é indicado para ajudar no excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica

Escrito por -


O Xantinon, mais conhecido antigamente como Xantinon B12, é um remédio que está há muito tempo no mercado. É bastante usado por pessoas que praticam atividade física, e por aqueles que ficam acordados por muito tempo durante a noite.

O Xantinon é indicado para a mobilização, e remoção de gordura em excesso do fígado, e é usado para tratar alguns transtornos metabólicos como: doenças hepáticas, e outros transtornos que causam excesso de gordura, sem terem como origem o uso do álcool.

Por ter o efeito de diminuir a quantidade de gordura no fígado, muitos acham que o rémedio ajuda a emagrecer. Porém a finalidade do Xantinon não é emagrecimento, nem tem como efeito colateral o emagrecimento.



indicações Xantinon
Em caso de dúvidas sobre o Xantinon, procure orientação do farmacêutico. Foto: Sharlaraephotography

O que acontece é que ao tratar os problemas no fígado, pode ocasionar uma perda indireta de peso, por estar fazendo o fígado funcionar direitinho. 

Xantinon – Para que serve, bula

 Os componentes ativos do produto ajudam na remoção do excesso de gordura no fígado (ação lipotrópica). Também dispõe de grupos metil para que seja feita a síntese de colina no corpo. Possibilitando a formação dos integrantes lipídicos das lipoproteínas plasmáticas, facilitando o transporte de gorduras pelo fígado.

Por isso, ao comer comidas com bastante gordura é normal se sentir mal porque houve uma sobrecarga na quantidade de gordura que o fígado pode processar de forma normal.

O Xantinon ajuda o fígado a quebrar essas moléculas de gordura em excesso e fazer com que o órgão volte a funcionar com a quantidade normal de gordura para processar.

 Lembrando que o uso do medicamento deve ser associado a um tratamento também com alimentação saudável, menos calórica e com menos gordura, como por exemplo: frutas, legumes, verduras e componentes naturais mais leves.

Ou seja, se o Xantinon ajudou algumas pessoas a emagrecer, foi resultado de uma série de esforços para manter a saúde do seu organismo em dia, e ajudou seu metabolismo a trabalhar de forma natural, e não somente da simples ingestão do medicamento.

Indicações e contra-indicações do Xantinon

O remédio é indicado como medicação lipotrópica, para o tratamento auxiliar de hepatopatias, intoxicações alimentares e medicamentosas. Indicado também como complemento no tratamento de alguns casos alérgicos.

Também indicado para tratar problemas como transtornos metabólicos hepáticos, dispepsias (sensações de sono, e corpo pesado após o término das refeições), dificuldades digestivas, náuseas, enxaqueca digestiva, intolerância aos alimentos gordurosos e mal estar por consumo de bebidas alcoólicas.

O remédio também possui componentes que atuam evitando o acúmulo de gordura, retirando o excesso das mesmas, e agentes tóxicos ao fígado, possibilitando o bom funcionamento da bile – o que faz com que o órgão atue no corpo de forma mais eficaz.

Leia mais:
Sibutramina: Bula, efeitos colaterais
Victoza – Bula, Efeitos Colaterais

Contraindicações

 O remédio não deve ser administrado em crianças abaixo de 12 anos. Pessoas com insuficiência hepática também não devem começar a usar o remédio sem procurar um médico primeiro.

Xantinon para que serve
Foto: Hespress

Já as pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula não podem ingerir o medicamento, por isso é importante sempre analisar a bula e conhecer bem qual a composição do que você está tomando.

Bula do remédio Xantinon comprimido

 O remédio deve ser tomado via oral, engolido por inteiro e seguido pela ingestão de um pouco de água. A bula orienta que a dosagem seja entre 3 a 4 comprimidos por dia, sujeito a alterações somente por ordem do médico.

Sobre isso, vale ressaltar aqui que mesmo que o Xantinon possa ser comprado sem a apresentação de receita médica, é importante que o seu médico o indique e acompanhe o tratamento, para lhe passar a melhor dosagem conforme seus sintomas, frequência e duração de seu uso, além de dizer se é necessário, ou não, o uso deste medicamento.

Veja aqui a Bula do Xantinon




Xantinon – Para que serve, bula
Avalie!