Sinutab remédio: composição, bula

Confira tudo sobre o Sinutab, medicamento especializado em tratar gripe e sintomas da sinusite

Escrito por -

Sinutab é um medicamento recomendado para o tratamento de gripe e também para tratar os sintomas de sinusite como congestão nasal e dores de cabeça.

Também pode ser recomendado para aliviar os sintomas da rinite alérgica ou de outras alergias respiratórias, como corrimento nasal, espirros, coceira no nariz e nos olhos e lacrimejamento. No entanto, por não possuir em sua fórmula nenhum composto que haja como antibiótico este medicamento não é indicado para tratar a sinusite bacteriana.

Os principais ativos presentes em sua composição são a Pseudoefedrina e o Acetaminofeno, que são compostos com ação antipirética, anti-inflamatória e descongestionante, que irão trabalhar para reduzir a febre, tratar a inflamação e aliviar o congestionamento das vias respiratórias nos casos citados acima.



sinutab para sinusite
Foto: Well.ca

Composição

Cada comprimido é composto por 2,0 mg de maleato de clorfenamina, 324,0 mg de ácido acetilsalicílico, 32,4 mg de cafeína (substâncias ativas) e excipientes – lactose, celulose microcristalina, amido de milho, sacarose, povidona, estearato de magnésio, benzoato de sódio, gelatina e talco.

Preço

O preço de Sinutab pode variar entre algumas farmácias, podendo ser encontrado por valores de R$ 10,00 a R$ 15,00 a embalagem com 12 cápsulas.

Precisa de receita?

Por não precisar de receita para ser comprado, sinutab pode ser adquirido em farmácias ou lojas on-line que vendem medicamentos. Mas é preciso estar atento a algumas contra-indicações do uso deste remédio. Não deve ser utilizado por pacientes com:

  • Hipersensibilidade aos componentes da fórmula (maleato de clorfenamina, ácido acetilsalicílico e cafeína);
  • Hipertensão arterial grave (pressão alta);
  • Úlceras (feridas) no estômago;
  • Distúrbios no sangue, como sangramentos sem explicação ou hemofilia;
  • Inchaço no coração e outras doenças cardíacas;
  • Insuficiência renal e hepática;
  • Gota;

A indicação é de que seja ingerida 1 cápsula a cada 6 horas.

sinutab para sinusite
(Foto: Healthagy)

Sinutab ou Tylenol Sinus

Tylenos Sinus também é um medicamento utilizado para tratar dos incômodos e reações decorrentes de alergias, logo tanto ele quanto o Sinutab são eficazes e indicados para tratar estes distúrbios.



Sinutab

Há alguns anos a fabricante do Sinutab, a Johnson & Johnson, retirou o medicamento do mercado por apresentar alguns problemas em relação a limpeza dos equipamentos de produção. Mas isto já foi solucionado e hoje ele já se encontra disponível para venda fabricado pela Pfizer.

Spray

O spray é um medicamento derivado do sinutab e também é utilizado para amenizar as reações alérgicas respiratórias. No entanto, não é comercializado ainda no Brasil.

sinutab preço pacheco
Foto: osantarritense

Leia mais: Fluconazol: bula, para que serve e posologia
Piemonte: Bula, preço e para que serve

Bula

A bula do sinutab contém todas as informações necessárias sobre indicações e reações adversas que podem ocorrer com o uso do medicamento, dentre as quais se destacam:

  • Azia, dispepsia (desconforto após as refeições), enjôos, vômito, diarréia e prisão de ventre;
  • Boca seca, irritação e dor no estômago, além do aumento do risco de úlceras no órgão;
  • Sangramento em qualquer parte do sistema digestivo;
  • Tontura, sedação, insônia, fadiga, euforia, tremores e nervosismo;
  • Zumbido, dor de cabeça e confusão mental em casos de superdosagem;
  • Batimentos cardíacos irregulares ou acelerados, pressão baixa e tosse;
  • Alergia ao ácido acetilsalicílico.



Sinutab remédio: composição, bula
Avalie!