Fluconazol: bula, para que serve e posologia

Confira tudo sobre o Fluconazol, antifúngico muito utilizado no tratamento da candidíase e outras micoses

Escrito por -


O Fluconazol é um medicamento indicado para tratar as infecções causadas por fungos ou micoses e pode ser encontrado como comprimido, injeção ou pomada de aplicação local.

É especialmente indicado para tratar casos ocasionados por fungos como o Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea unguium (onicomicoses) e infecções por fungos do gênero Candida. As infecções costumam se apresentar como  dermatomicoses ou vaginais, e se não tratadas corretamente podem se tornar recorrentes e até mesmo crônicas.

Como usar

Fungos em maior quantidade costumam causar irritação e coceira, mas quando estão em menor quantidade podem passar despercebidos fazendo com que o paciente acredite que está curado.



fluconazol para homens
A interrupção do tratamento pode causar resistência aos fungos, então ainda que o prazo seja longo, faça o tratamento de acordo com o tempo de duração prescrito pelo médico.

Quanto custa

Fluconazol é comercializado em uma embalagem contendo um ou dois comprimidos. A caixa com um comprimido a ser tomado em dose única custa em média R$ 6,99 e a caixa com dois comprimidos possui o valor médio de R$ 8,99. Estes valores podem sofrer alterações de acordo com o laboratório que os fabrica, ou a farmácia em que será realizada a compra.

Para que serve

O Fluconazol irá agir no organismo que apresenta infecção causada por fungos inibindo a proliferação dos mesmos. Durante este processo o medicamento age quebrando os esteróides, que são utilizados como fonte de sobrevivência dos fungos, facilitando desta maneira a sua eliminação pelo organismo.

Além do tratamento de micoses e candidíase como já foi mencionado, o medicamento também pode ser utilizado como prevenção em pacientes imunodeprimidos, caso seja recomendado pelo médico.

fluconazol dose única
Foto: Centerforanxietydisorders

Leia mais:
Quetiapina: Bula e efeitos colaterais
Carbolitium: Bula e Contraindicação

Fluconazol pomada

Para um melhor resultado, a utilização dos comprimidos pode ser associada ao uso da pomada fluconazol. A recomendação é que a pomada seja utilizada diariamente por um período de sete a dez dias, ou até mais caso seja necessário. A pomada pode ser encontrada em duas versões: com ou sem aplicador. O uso do aplicador se faz necessário para que o medicamento possa alcançar as áreas mais profundas da vagina que também podem estar contaminas por fungos.

Fluconazol e álcool

As informações contidas na bula do fluconazol atentam para o consumo de álcool durante o tratamento, que pode ser prejudicial à saúde causando danos ao fígado e aumento dos efeitos adversos, como febre, dor no estômago ou hemorragia.

fluconazol corta o efeito do anticoncepcional
Foto: Isna

Posologia

A indicação do uso de fluconazol irá depender dos motivos pelos quais o paciente irá precisar do medicamento:

– Para o tratamento de dermatomicoses ou infecções causadas por fungos, a dose diária recomendada é de 1 comprimido e o tratamento deve durar de duas a quatro semanas.

– Micoses nas unhas devem ser tratadas com uma dose única por semana até que desapareçam por completo

– Candidíase vaginal ou causada pela presença de fungos no pênis devem ser tratadas tomando-se uma dose única do medicamento. Caso seja um caso recorrente, deve-se manter a ingestão de um comprimido ao mês por um prazo que pode variar de 4 a 12 meses.




Fluconazol: bula, para que serve e posologia
Avalie!