Amoxicilina: Indicações, Bula

Veja tudo sobre o medicamento Amoxicilina, que é um antibiótico que combate bactérias no organismo

Escrito por -


Por ser um antibiótico de largo espectro, a principal indicação da Amoxicilina é para o tratamento de infecções em adultos e crianças, podendo ser do tipo urinárias, respiratórias, de ouvido, amigdalite, vaginite e sinusite, pois estas infecções são causadas por bactérias vulneráveis à Amoxicilina.

Este medicamento é uma penicilina pertencente ao conjunto dos antibióticos penicilânicos, que destroem amplamente as bactérias responsáveis por causar diversas infecções, desde que sejam sensíveis a este componente. As infecções mais comuns que podem ser tratadas com Amoxicilina, geralmente apresentam seus sinais nos brônquios e pulmões, nas amígdalas, nos seios da face, no sistema urinário e genital e também nas mucosas e na pele.

Pessoas que possuam alergia à Amoxicilina ou a quaisquer componentes da fórmula, assim como alergia à antibióticos do grupo betalactâmicos e cefalosporinas, não devem fazer o uso deste remédio.



Como tomar Amoxicilina

amoxicilina preço
Os comprimidos de Amoxicilina devem ser engolidos inteiros com água, sem cortar e se mastigar.

Embora o paciente deva sempre seguir as instruções médicas de como tomar Amoxicilina, geralmente existe uma recomendação de dosagem pré-estabelecida na bula. As doses podem ser aumentadas se solicitado pelo médico.

  • Crianças até 10 anos: 125 mg de Amoxicilina três vezes ao dia, respeitando o período de 8 em 8 horas. Dependendo do caso, a dose pode ser aumentada para 250 mg, na mesma frequência diária;
  • Adultos e idosos: 250 mg de Amoxicilina três vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Se necessário, a dose pode ser aumentada para 500 mg também de 3 em 3 horas;
  • Tratamento de Gonorreia: uma única dose de 3 g, ou seja, 6 comprimidos de 500 mg de Amoxicilina.

Efeitos colaterais da Amoxicilina

amoxicilina como tomar
Foto: Mefame

Por ser um medicamento, a Amoxicilina também possui alguns efeitos colaterais, sendo os mais comuns: diarreia, coceira na pele acompanhada ou não de pintas vermelhas, urticária e vermelhidão. Se algum desses sintomas surgirem, um médico deverá ser procurado.

O tratamento feito com o antibiótico Amoxicilina não deve ser nunca interrompido sem orientação médica. Os horários, dosagem e o tempo de tratamento devem ser seguidos rigorosamente. Este medicamento não deve ser utilizado em conjuntos a outros remédios, como probenecida ou alopurinol, que são utilizados comumente no tratamento de gota, outros antibióticos, anticoagulantes e anticoncepcionais.

Leia mais:
Diprospan Injetável – Para que serve, bula
Alektos – Para que serve, bula

Amoxicilina – Bula, preço

 A bula da Amoxicilina acompanha sua embalagem ou o paciente também pode adquirir no site do fabricante. Mesmo que o paciente tenha recebido todas as instruções médicas, é interessante ler a bula, pois contém informações mais precisas quanto à composição, funcionamento no organismo, o que fazer em caso de superdosagem e outras informações importantes.

Como é um antibiótico, Amoxicilina só é vendida mediante prescrição médica e pode ser encontrada com preços variando de R$ 9,99 até R$ 25,00, dependendo da quantidade de comprimidos.