Metronidazol: Bula, para que serve

O Metronidazol é indicado especialmente para o tratamento de infecções causadas por vermes

Escrito por -


Metronidazol, bula, para que serve é o que você procura? Esse medicamento é derivado do nitroimidazol com atividade antiprotozoária. É um antibiótico bastante eficaz e receitado para o tratamento de diversos tipos de parasitas e infecções causadas por bactérias e por outros tipos de organismos unicelulares.

É um medicamento que pode ser encontrado em diversas apresentações, desde creme ou gel até comprimido. Uma grande vantagem do uso do metronidazol em comprimido é a velocidade com a qual ele age no organismo, porém, seu uso só deve ser feito com indicações médicas, respeitando os cuidados necessários indicados em sua bula.

Metronidazol – Bula, para que serve

O Metronidazol é indicado especialmente para o tratamento de infecções causadas por vermes, como giardíase, amebíase e tricomoníase, no tratamento de vaginites e uretrites causadas por Gardnerella vaginalis e no tratamento de outras infecções causadas por bactérias anaeróbias e cocos anaeróbios, tanto em adultos como em crianças.



Quando utilizado de forma prolongada, é necessário que se analise cuidadosamente seus efeitos. Se, por razões especiais, a duração de seu tratamento precisar ser maior, é preciso realizar regularmente uma série de testes hematológicos, principalmente contagem de leucócitos.

Leia mais: Etna – Bula, para que serve

Foto: Maxifarma
Foto: Maxifarma

É extremamente importante saber que o uso de bebidas alcoólicas está proibido enquanto o paciente estiver fazendo tratamento com metronidazol. Por isso, consultar seu médico antes de fazer uso desse remédio e conhecer o Metronidazol é bastante pertinente.

Posologia

No caso da Tricomoníase, o ideal é uma dose de 2g administradas em dose única, ou 250mg administrados 2 vezes por dia, durante 10 dias, ou 400mg administrados em dose única. Para o tratamento de vaginites e uretrites a dose recomendada é de 2g em dose única, no 1º e 3º dias de tratamento, ou 400 a 500mg 2 vezes por dia, durante 7 dias.

A dose recomendada no tratamento de giardíase é de 250mg 3 vezes por dia, durante 5 dias e, no caso da amebíase, o ideal é 500mg administrados 4 vezes por dia durante 5 a 7 dias. E, por mim, no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbias, geralmente a dose é de 400mg 3 vezes ao dia, durante 7 dias ou de acordo com indicação médica.

Bula

Baixe aqui a bula do Metronidazol

 




Metronidazol: Bula, para que serve
Avalie!