Loratadina xarope – Para que serve, bula

Quer saber para que serve Loratadina xarope? Então confira nessa matéria e saiba exatamente que medicamento é esse, antes de consumi-lo.

A Loratadina é um anti-histamínico, ou seja, reduz os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo próprio organismo. Indicado para tratamento de sintomas de rinite alérgica, a Loratadina xarope alivia coceiras no nariz, ardência e coceiras nos olhos, nariz escorrendo, entre outros. Após ingerir este remédio, estes sintomas são rapidamente aliviados.

Conheça também: Maleato de Dexclorfeniramina: Para que serve, Bula

Contra-indicações de Loratadina

Pacientes que já tiveram alguma reação alérgica aos componentes da fórmula não devem utilizar este medicamento.

Idosos não possuem nenhuma contra-indicação ao uso de Loratadina xarope, pois não existem alterações na metabolização em virtude da idade.

Se você precisar fazer um exame dermatológico para diagnosticar uma alergia, avise seu médico, pois o uso da Loratadina Xarope deverá ser suspenso 48 horas antes do teste, pois o mesmo poderá alterar os resultados.

Para os diabéticos é válido lembrar que a Loratadina possui açúcar.

Caso exista alguma doença renal ou no fígado, a dose deve ser diminuída, portanto, procure seu médico.

para que serve Loratadina xarope
Saiba para que serve a Loratadina e seus efeitos colaterais (Foto: El Heraldo)

Loratadina na gravidez

Como a Loratadina também é excretada através do leite materno e é considerado um anti-histamínico, recomenda-se parar o uso do remédio durante a amamentação ou parar de amamentar a criança.

Não foi comprovado a existência ou a falta de riscos durante a gestação ao ingerir a Loratadina Xarope, porém, consulte seu médico para orientação quanto a esta medicação.

Como dosar Loratadina Xarope em crianças de 2 a 12 anos

Peso corporal abaixo de 30 kg: 5 mL de xarope apenas uma vez por dia;

Peso corporal acima de 30 kg: 10 mL de xarope apenas uma vez por dia;

Quer saber mais sobre outros medicamentos? Confira: Bulas e medicamentos

Adultos e crianças acima de 12 anos

10 mL de Loratadina xarope apenas uma vez por dia e não deve administrar mais do que isso.

Em casos de superdosagem deste produto, não provoque vômitos, nem faça a ingestão de bebidas e comidas. Vá imediatamente ao pronto-socorro levando a bula do remédio. O ideal é saber quanto foi superdosado pelo paciente.

Loratadina xarope contra indicações
Foto: Drogamix

Efeitos colaterais Loratadina Xarope

Geralmente este medicamento não causa efeitos colaterais, mas se ocorrer, procure seu médico imediatamente. Os efeitos mais comuns são: dor de cabeça, cansaço, nervosismo e erupções na pele. Em raros casos foram relatados perda de cabelo, reações alérgicas, aceleração do coração e problemas hepáticos.

Se houver dúvida ou se os sintomas da alergia persistirem, procure o mais breve possível um especialista, apenas um profissional poderá fornecer a orientação mais saudável e segura para você e sua família.

Agora você já sabe para que serve Loratadina, mas antes de tomá-lo é necessário procurar um médico para que ele receite qualquer medicamento!

Bula

Confira a bula completa aqui: Loratadina Xarope

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.