Cloridrato de Amitriptilina – Bula, Para que serve

Se livre da enxaqueca com o tratamento do Cloridrato de Bupropiona

Escrito por -


O Cloridrato de Amitriptilina é um medicamento da EMS e é vendido com prescrição médica, em comprimidos revestidos de 25 ou 75 mg. As embalagens podem vir tanto com 20 ou 30 comprimidos.

Cloridrato de Amitriptilina, para que serve?

Este medicamento atua como um potente antidepressivo com propriedades sedativas para pacientes que sofrem de depressão.

Para pacientes que sofrem de enurese noturna, que é a emissão de urina ao dormir, o cloridrato de amitriptilina tem se mostrado eficiente no tratamento onde a causa orgânica do problema fora excluída.



Contra-indicações de Cloridrato de Amitriptilina

bula Cloridrato de Amitriptilina
Antes de iniciar o tratamento com qualquer medicamento, é imprescindível ler toda a bula do remédio.

Veja: Cloridrato de Bupropiona: bula, para que serve

Pessoas que não devem tomar cloridrato de amitriptilina:

  • alérgicos a qualquer um dos componentes deste medicamento;
  • pacientes que estejam recebendo tratamento para depressão com alguns medicamentos inibidores da monoaminoxidase (IMAO);
  • pacientes que estejam recebendo tratamento com cisaprida;
  • pessoas que sofreram infarto do miocárdio (no coração) nos últimos 30 dias.
  • o cloridrato de amitriptilina pode ser utilizado no tratamento de enurese noturna em crianças, porém, não é recomendado para tratamento de depressão em pacientes menores de 12 anos de idade;
  • este remédio não deve ser utilizado durante a amamentação;
  • se engravidar ou estiver grávida, o médico deverá ser informado, pois apenas ele poderá fazer avaliação dos riscos e benefícios do uso de cloridrato de amitriptilina em cada caso.

Como utilizar Cloridrato de Amitriptilina?

contra indicações Cloridrato de Amitriptilina
Foto: Enxaqueca

Este medicamento deve ser utilizado sob prescrição médica para cada tipo de caso. O ideal é seguir à risca o tratamento, tomando cloridrato de amitriptilina diariamente, sem interrupções, conforme orientações de seu médico. Avise seu especialista sobre qualquer alteração em sua condição, pois o tratamento com cloridrato de amitriptilina pode necessitar de ajuste na receita. Não pare de tomar o remédio de forma repentina sem orientação médica.

Como tomar Cloridrato de Amitriptilina?

A dosagem recomendada para manutenção do tratamento é de 50 a 100mg por dia. Para manutenção, a dosagem pode ser tomada de uma só vez, preferencialmente à noite ou ao deitar-se para dormir. Ao obter melhora significativa e satisfatória, a dose deve ser diminuída o suficiente para aliviar os sintomas. O ideal é fazer terapia de manutenção por pelo menos três meses.

Para o tratamento de enurese noturna em pacientes de 11 a 16 anos, a dosagem pode ser de 25 a 50mg, dependendo da orientação médica. A maioria dos pacientes responde ao tratamento com cloridrato de amitriptilina nos primeiros dias, sendo que a dosagem deve ser mantida até que o paciente adquira o controle.

Atenção: este medicamento em superdosagem pode levar à óbito. Mantenha-o fora do alcance das crianças e animais domésticos. Nunca ultrapasse a dosagem recomendada e siga sempre orientação de um médico de confiança.

Confira a bula do Cloridrato de Amitriptilina




Cloridrato de Amitriptilina – Bula, Para que serve
Avalie!