Xarelto – Cadastro Bayer, bula

Xarelto é utilizado para prevenir a formação de coágulos de sangue nas veias, após intervenções cirúrgicas onde é feita a substituição da articulação em joelhos ou quadril

Escrito por -


O Xarelto, é um medicamento desenvolvido pela Bayer, e que tem duas versões circulando no mercado farmacêutico brasileiro. Ambas possuem um cadastro bastante detalhado em seu site, e disponibilizam para a leitura, bulas para Farmacêuticos e para Médicos, mas também para os consumidores, que são o público final desse composto, e precisam conhece-lo antes de prosseguir com os tratamentos.

Xarelto 10 MG

Bula Xarelto
O medicamento Xarelto possui composições diferentes de acordo com as miligramas.

O medicamento foi desenvolvido em formato de comprimidos, e estes devem ser ingeridos com água, num período de 6 a 10 horas após a cirurgia. Após essa primeira ingestão, o paciente deve manter a regularidade tomando 1 comprimido de 10 mg por dia, preferencialmente em um horário constante na rotina.

É muito comum que as pessoas esqueçam de ingerir o comprimido em um dia, caso o intervalo desse esquecimento seja inferior a 24 horas, o paciente deverá ingerir assim que lembrado o comprimido restante, e prosseguir com o tratamento normal nos próximos dias. Caso esse intervalo seja superior a 24h, o comprimido esquecido não deve ser ingerido, e o paciente pode prosseguir com a rotina de ingestão.



A recomendação geral é que se tome o Xarelto 10mg por pelo menos 5 semanas após a cirurgia no quadril, se a cirurgia for realizada no joelho, esse período pode ser de duas semanas, variando de acordo com a prescrição do médico e com o porte da cirurgia realizada.

Importante frisar que este medicamento NÃO deve ser utilizado por gestantes, nem por alérgicos à rivaroxabana, princípio ativo do remédio. Outra contraindicação vai para quem tem doenças graves no fígado.

Bula Xarelto 10mg

xarelto bula
Foto: Health&Beauty Facts

Xarelto 15/20mg

Já o Xarelto 15/20mg, é indicado para a prevenção de derrames, com a mesma função de impedir a formação de coágulos em vasos sanguíneos de pacientes adultos. Devem utilizar tal medicamento, pacientes que apresentem fibrilação atrial, e que tenham fatores de risco para AVC’s, como idade maior que 75 anos, coração fraco e problemas de pressão alta. A trombose nas veias profundas e a embolia pulmonar também podem ser tratadas com o seu uso.

Essa versão do Xarelto deve ser tomada com o acompanhamento de alimentos após a ingestão com água. As contraindicações para gestantes se repetem, assim como para mulheres em período de amamentação. O princípio ativo é o mesmo do outro tipo de Xarelto, então, alérgicos à rivaroxabana não devem fazer uso dessa medicação.

Bula Xarelto 15/20mg

Caso haja sangramento excessivo e doenças no fígado também é vetado o uso do remédio. Antes de consumir qualquer medicamento, é muito importante atentar-se ás informações presentes em sua bula. Ali estão condensadas todas as prescrições e proibições para o uso daqueles componentes, assim como se existem e quais são os efeitos colaterais de sua ingestão.




Xarelto – Cadastro Bayer, bula
Avalie!