Permanganato de Potássio: Bula

O permanganato de potássio consiste em uma composição química que age como oxidante e possui ação antisséptica e antibacteriana

Escrito por -

Alguma vez você já se perguntou o que é ou para que serve o permanganato de potássio? Pois leia o artigo abaixo e todas as suas dúvidas serão sanadas.

Para que serve permanganato de potássio?

É como um sal inorgânico. Ele ajuda na cicatrização e também na desinfecção. Sua ação antifúngica contribui para a limpeza e tratamento de feridas, por exemplo, dermatoses e coceiras como a catapora.

permanganato de potassio bula
(Foto:Copybook)

Permanganato de potássio mancha a pele?

Sim, o permanganato de potássio além de manchar a pele mancha também roupas e tecidos, portanto, se e quando for usá-lo lembre-se de ou estar com roupas que podem ser manchadas ou tomar muito cuidado para que ele não caia na roupa nem na pele. No entanto, se apesar de tudo você ainda derrama-lo e manchar pele e roupas você pode remove-las na seguinte maneira:



Na pele: com auxílio de água oxigenada ( no entanto, em geral, as manchas na pele desaparecem em até 24h )

Na roupa: com auxílio de vinagre

Permanganato de potássio: Comprimido

permanganato de potassio preço
Foto: Carus Corporation

O permanganato de potássio pode ser encontrado também na forma de comprimido. A aparência do produto é marcada por sua coloração violeta bem forte. Os comprimidos são de 100 mg, cada 25 mg do medicamento deve ser diluído em 01 litro de água morna.

Permanganato de potássio aborta? 

Não existem fontes médicas comprovadas de que o permanganato de potássio possui efeito abortivo, não se tem informações sobre malefícios do uso deste medicamento em mulheres grávidas ou em períodos de amamentação. No entanto, alguns relatos na internet de mulheres e parceiros de mulheres foram encontrados.

Algumas pessoas relataram que obtiveram sucesso no aborto através do uso do medicamento, já outras não. De qualquer forma, como no Brasil o aborto ainda é proibido o uso do permanganato de potássio seria, assim como as várias outras formas que as mulheres muitas vezes sem condições de realizar um aborto seguro em uma clínica talvez em outro país, utilizam seria arriscado demais, visto que os métodos nem sempre são cirúrgicos e seguros, por exemplo, algumas pessoas relataram que injetaram o produto diretamente na vagina, outras ingeriram e dessa forma tiveram de ir às pressas para o hospital.



Permanganato de potássio contra Candidíase

O permanganato de potássio pode ser usado contra diversas infecções, dermatites ,aftas, acne, e também a candidíase vaginal. Você pode aplicar pequenas quantidades úmidas nas férias, após diluir a solução conforme é recomendada na bula.

permanganato de potassio candidiase
Foto: Alibaba

Leia mais:
Trok – N: Bula, preço
Meloxicam – Para que serve, bula e preço

Contraindicações

 Se você é sensível ao produto fique atento aos sintomas que podem aparecer com o uso do permanganto de potássio.  Se tiver uma lesão muito grande na pele ou mesmo erosiva, fique atento. Além disso, os sintomas da super dosagem podem incluir:

  • Inchaço
  • Náuseas
  • Vômito com uma cor marrom ou castanho
  • Ferimentos no fígado e no rim

E algumas reações adversas podem ser:

  • Pele irritada e queimaduras corrosivas na pele.
  • A cor da pele pode mudar, mas logo volta à cor normal.

Preço do medicamento

Os preços do permanganato de potássio variam, mas não são bem baixos, em geral. Não ultrapassando o valor de R$10,00 na maioria das vezes, mas foram encontradas farmácias com preços de até mesmo R$2,50.




Permanganato de Potássio: Bula
Avalie!