Categorias: Medicamentos

Sertralina: para que serve, bula, efeitos, como tomar


A Sertralina é um dos remédios mais comentados e conhecidos dos dias atuais. Indicada por muitos médicos psiquiatras, costuma ter um importante papel na vida de milhões de brasileiros com problemas psicológicos e que necessitam de auxílio médico.

O Cloridrato de Sertralina é um remédio controlado, vendido apenas por receita e que recebe grande atenção do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Entretanto, existem diversas dúvidas e mitos acerca da Sertralina, sua aplicação, indicação, consequências e afins. Portanto, aproveitando a transparência de informações que a internet oferece, vamos analisar este importante remédio e suas principais características.



Para que serve Cloridrato de Sertralina?

Em resumo, o Cloridrato de Sertralina é principalmente indicado para o tratamento de diferentes casos de depressão, lidando com sintomas de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico, PTSD (transtorno do estresse pós-traumático) e até mesmo a forma mais grave da TPM, conhecida como transtorno disfórico pré-menstrual.

Emagrece ou engorda?

O emagrecimento não é o objetivo final do cloridrato de sertralina, entretanto muitos estão utilizando levianamente este remédio devido a sua suposta aplicação nas dietas de emagrecimento.

A verdade é que o remédio de forma alguma age na queima de calorias e afins, mas tem um importante papel de redução da ansiedade. Isso acaba resultando em emagrecimento de algumas pessoas visto que muitos estão em condição de obesidade porque acabam descontando toda a sua ansiedade na alimentação.

Entretanto, é extremamente importante ressaltar como NUNCA este remédio deve ser consumido levianamente e apenas para emagrecer. Esta não é a sua função e seu consumo irresponsável pode resultar em problemas sérios para o seu organismo.

Saiba mais: Annita: bula, para que serve, como tomar, posologia

Sertralina dá sono?

Sim, a Sertralina é um remédio que pode causar sonolência aos seus usuários, principalmente devido aos seus efeitos no organismo de redução de estresse e ansiedade.

Entretanto, é importante ressaltar que este efeito não ocorre com todos os usuários, dependendo muito da situação neurológica e psicológica da pessoa. Para alguns, a Sertralina pode resultar inclusive em insônia.

Preço do medicamento

O Cloridrato de Sertralina pode, em média, ser encontrado por volta de R$50,00 e R$60,00 tendo um valor ainda menor caso você frequente algum tipo de farmácia popular.

Nomes comerciais

Os principais nomes comerciais da Sertralina são: Tolrest, Soloft, Serenata, Sercerin e Asserr. Todos esses remédios são certificados pela Anvisa e garantem uma excelente concentração e aplicação do remédio.

É melhor tomar Sertralina de manhã ou à noite?

O recomendado é se tomar a Sertralina durante à noite, principalmente devido ao seu efeito de sonolência no organismo. Entretanto, para as pessoas que costumam ter o dia mais agitado, a Sertralina pode ser melhor indicada para o período da manhã.

(Foto: Curso Estudo e Memorização do Renato Alves)

Leia também: Cloridrato de fluoxetina: bula, para que serve, efeitos colaterais

Quanto tempo demora para fazer efeito?

A Sertralina começa a ter ação após 7 dias, mas é recomendado o uso contínuo por todo o período recomendado pelo médico para se tratar de forma eficaz todos os seus efeitos e garantir a continuidade do tratamento adequado.

Efeitos colaterais mais comuns

Os principais efeitos colaterais da Sertralina são: sonolência, incômodo no estômago, boca seca, náuseas e tonturas.

Relação Sertralina e álcool

O consumo de álcool é extremamente desaconselhado quando sob o efeito de sertralina, especialmente se o está consumindo pouco tempo após a ingestão desse ansiolítico.

Bula do remédio

Graças a transparência e disponibilidade da internet, você consegue encontrar todas as informações relacionadas a sertralina na sua bula disponibilizada online pelo site da Anvisa.

Confira todas as informações e converse com seu médico se esta é realmente a melhor indicação para seu caso

Sertralina: para que serve, bula, efeitos, como tomar
Avalie!
Share
Publicado por
A Redação

Recent Posts

Simeticona: Bula, Indicação, Posologia

Problemas com gases costumam provocar diversas reações desagradáveis no organismo de uma pessoa. Em alguns casos, as dores chegam a…

12 meses ago

Sinvastatina – Bula, Para Que Serve, Como Tomar, Efeitos Colaterais

Buscando informações mais precisas da bula da Sinvastatina? Ter conhecimento sobre os componentes, efeitos e contra indicações quanto ao uso de…

1 ano ago

Dexametasona: bula, para que serve, posologia, efeitos colaterais

Procurando a bula do acetato de Dexametasona? Uma das principais vantagens que a internet trouxe para a nossa sociedade foi, indiscutivelmente,…

1 ano ago

Annita: bula, para que serve, como tomar, posologia

Annita é o medicamento normalmente indicado para o tratamento da diarreia, servindo também para eliminar vermes, vírus e protozoários maléficos…

1 ano ago

Cloridrato de fluoxetina: bula, para que serve, efeitos colaterais

Quer saber para que serve o remédio Cloridrato de fluoxetina? Está procurando a bula para saber dos efeitos colaterais? A…

1 ano ago

Cálculo de Medicação: Regra de Três

Quem trabalha na área da saúde com certeza já se deparou cálculos de medicação para dosar medicamentos prescritos pelos médicos.…

1 ano ago