X
    Categorias: Medicamentos

Cloridrato de fluoxetina: bula, para que serve, efeitos colaterais


Quer saber para que serve o remédio Cloridrato de fluoxetina? Está procurando a bula para saber dos efeitos colaterais?

A internet tem a importante função de popularizar e democratizar o acesso ao conhecimento, dando ao cidadão o acesso a uma série de informações que garantem uma transparência incomparável.

Uma das mais recentes e importantes novidades da internet é a possibilidade de se pesquisar a bula de um remédio via sites certificados, garantindo que você já está ciente de todas as características daquele determinado medicamento antes de comprá-lo e de forma totalmente gratuita.



Vamos analisar com maiores detalhes o medicamento Cloridrato de Fluoxetina, que vem se popularizando no Brasil devido as suas indicações.

Para que serve o Cloridrato de fluoxetina?

O cloridrato de fluoxetina é um dos principais remédios indicados por médicos para o tratamento de depressão (relacionada ou não a transtorno de ansiedade), bulimia nervosa, transtorno obsessivo compulsivo (conhecido pela sigla T.O.C.), transtorno disfórico pré-menstrual (também chamado de T.D.P.M.), além de também combater a irritabilidade e disforia.

Respeite os horários, doses do tratamento com cloridrato de fluoxetina (Foto: O Imparcial)

O remédio é fortemente indicado para todos esses casos, tendo poucas contra indicações e ressalvas, mas deve ser sempre revisado e ter seus efeitos reavaliados no tratamento de pacientes com transtornos psicológicos e mentais, como os das doenças já citadas.

O remédio emagrece?

Um dos motivos que tem levado este medicamento a ser muito utilizado no Brasil são as supostas declarações de que ele seria um remédio ideal para emagrecimento rápido.

Antes de começar a utilizar este medicamento é importante entender que esta afirmação só é verdadeira em partes, pelos seguintes motivos. Este remédio não foi desenvolvido com o intuito de levar ao emagrecimento ou diminuir a sua fome, ele é um antidepressivo e deve ser utilizado apenas nos casos em que é realmente necessário.

Entretanto, o remédio possui sim uma relação com o emagrecimento devido aos seus efeitos colaterais, visto que entre eles se encontram a falta de apetite e o emagrecimento por quem o utiliza por longos períodos de tempo.

Outro motivo que leva este remédio a ser conhecido como “emagrecedor” é que ao tratar a ansiedade também pode estar combatendo um dos principais motivos que faz as pessoas comerem mais, tendo como fim o emagrecimento (embora seja importante reforçar que este não é o objetivo final do medicamento).

Saiba mais: Cálculo de Medicação: Regra de Três

Quais os efeitos colaterais?

Por se tratar de um remédio, este naturalmente possui efeitos colaterais que devem ser muito bem pensados antes do medicamento começar a ser utilizado.

No início do tratamento é natural que a fluoxetina cause muito sono, efeito que é diminuído gradualmente de acordo com a utilização constante.

(Foto: Divulgação)

Para cerca de 10% dos pacientes tratados por este medicamento, entre os efeitos colaterais constam diarreia, náusea, cansaço e fadiga, perda da força muscular, dor de cabeça e insônia. Outras reações raras podem ocorrer, como dor no esôfago, convulsões, estrias e vasodilatação.

Como tomar o medicamento?

As especificidades do uso do Cloridrato de Fluoxetina deve ser definido junto ao seu médico, e sua dose recomendada varia de acordo com a doença sendo tratada.

Por exemplo, para Bulimia Nervosa a dose recomendada é de 60mg/dia enquanto de tratamento obsessivo compulsivo (T.O.C.) a dose recomendada é de 20mg/dia.

Esta dose pode ou não ser distribuída ao longo do dia, o importante é dialogar com o seu médico e entender qual é a utilização recomendada para o seu caso específico.

Leia ainda: Maxsulid preço: efeitos colaterais e para que serve

Onde encontrar a bula?

Você pode facilmente encontrar a bula do medicamento no site do Aché, necessitando apenas realizar o download na caixa “Faça o download da Bula em texto”. Pronto! A bula já estará disponível para sua leitura, de forma completamente gratuita e que garante a transparência em sua utilização.

Cloridrato de fluoxetina: bula, para que serve, efeitos colaterais
Avalie!